Data: 03/10/2020
Objetivo
Igualdade de gênero
Projeto de Acessibilidade para que pessoas com deficiência (PCD) sejam agentes da mudança no mercado de trabalho.
Equipe composta por: Gabriel Machado, Maria Isabel e Wylliann Gabriel
O projeto Acessa aí foi criado e estabelecido com o intuito de não apenas incentivar, como também incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho e em toda a estrutura virtual existente na sociedade moderna.
45,6 milhões, ou 23,9% da população do Brasil possuem algum tipo de deficiência, seja visual, motora ou auditiva e é importante a inclusão dessas pessoas para não só quebrar o ciclo de exclusão, mas também trazer novas experiências para as empresas e colaboradores a se educarem sobre o tema e ter um ambiente mais diverso.
Será aplicado em duas etapas: iniciando com uma campanha através das redes sociais para incitar as marcas e empresas a utilizarem os recursos disponíveis e facilitarem o acesso ao seu conteúdo. Existem alguns exemplos simples de serem implementados, mas que fazem a diferença, entre eles a transcrição de áudio, o tamanho da fonte, contraste de cores e descrição de imagem ou vídeos, visando abranger o mais diverso público.
Com a segunda etapa do projeto, será necessário dar outra visão e colocar em prática, através de uma plataforma, dentro das empresas de forma real e presente. A plataforma irá conter os dados e informações profissionais reunidas, de maneira que empresas possam ter acesso e gerar oportunidades no mercado de trabalho. Uma via de mão dupla, que possibilita manter a aptidão de pessoas com deficiência ativas e relembrar os contratantes que existe um outro universo para se desfrutar.
A partir das duas etapas finalizadas, podemos perceber a importância de ter e ser um porta-voz presente para se comunicar com públicos adversos dentro das empresas e no impacto social que será causado, em efeito em cascata, a partir disso na vida de pessoas com deficiência e em toda a comunidade brasileira.
Bora Acessar acessibilidade aí?
Utilizamos a paleta de cores representante das pessoas PCD e criam uma harmonia visual e trazem leveza para as peças.
A ideia é trabalhar com as redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) para divulgação do projeto, e também utilizar de meios como pop-ups e banners em sites parceiros.
Através da Comunicação nós podemos mudar o mundo. Queremos alcançar as pessoas e fazer a diferença, mesmo que de forma mínima, plantando essa semente na cabeça de alguém conscientizando e levando conhecimento, fazendo com que nossa sociedade seja cada vez mais diversa e inclusiva. É nosso dever como profissionais de Comunicação, Publicidade, Marketing e Design que consigamos levar nossos ideais e levar a representatividade e ferramentas para usabilidade que todes possam usufruir.
Adorei! Isso me lembrou a influencer do LinkedIn Andrea Schwarz que dá um show para falar sobre PCD e o capacitismo enraizado na sociedade.
Gosto muito da linguagem visual inspirada em sinalização. De fato é o universo onde as pessoas sem deficiência têm contato com a realidade das PCD. É na placa que sinaliza a vaga, é no lugar reservado da fila, enfim. As imagens das pessoas estão super positivas e convidativas criando uma conexão pela empatia. Na peças de mídias sociais senti falta de informação. De texto mostrando que trata-se de inclusão no mercado de trabalho.