Data: 29/09/2020
Objetivo
Igualdade de gênero
Uma roda de conversa focada em mulheres, de grandes e pequenas posições, para falar sobre os desafios e o machismo dentro das empresas e setor de marketing.
A mulher busca seu lugar no mercado há séculos. Batalhando contra o patriarcado enraizado, a dificuldade de crescimento profissional e o machismo, nós buscamos igualdade e respeito. Buscamos crescer e alcançar a liderança.
"Estudos mostram que somente 3% dos líderes empresariais no Brasil são mulheres, um número que tem persistido ao longo dos últimos anos. Quando se leva em conta que pouco menos de 60% dos estudantes universitários são mulheres, a baixa participação feminina no topo das grandes empresas causa estranheza."
Bem, isso é bem mais fácil no papel. É fácil dizer que o mercado está dando as mesmas oportunidades para homens e para mulheres (quando na prática isso não acontece), é fácil dizer que sua empresa não é machista (quando a exceção não faz a regra), é fácil dizer que o feminismo não representa (quando você já tem muito)... Mas na vida real, isso não existe. Essa facilidade não existe. O mercado nos deixou no banco de espera por décadas. Não nos deixaram estudar, trabalhar ou procurar nossa independência. Mas existe algo que nos anima nessa história triste. A nova geração de mulheres veio para voar.
"A humanidade sempre teve medo de mulheres que voam. Sejam elas bruxas, sejam elas livres."
Para todas aquelas que desejam voar, chegou o momento de sentar e confabular. É isso que o Conversa de Patroa representa: uma nova geração de inspirações e motivações para crescer, juntas.
O conceito representado pela ação é o de poder, capacidade e competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) das mulheres perante suas funções. Recentemente, a palavra "Patroa" vem tendo grande destaque, representando todas aquelas mulheres donas de si. Por esse motivo, o naming da ação representa:
conversa (debate/discussão) de patroa (mulheres empoderadas)
Desafios, possibilidades, topo, qualificação... Várias palavras que marcaram gerações indiretamente. Foi pensando nelas que estruturei então, o "Conversa de PATROA". Em todos os aspectos da sociedade, ser mulher em um alto nível requer jogo de cintura para saber lidar com o machismo, o assédio e outros obstáculos.
A identidade visual do "Conversa de Patroa" vem para ser diferente. Fugir do rosa, das fontes rebuscadas, dos círculos e da delicadeza sempre conectada à mulher. O tom vermelho é forte e sólido, bem como as fontes que utilizam da simplicidade e das linhas retas para transformar esse tom, quebrado unicamente pelas duas palavras em itálico.
Para colocar essa ação em prática, o projeto propõe a utilização do meios tradicional e não tradicional. Utilizando do patrão visual e o estilo de colagens, as seguintes peças devem ou podem ser aplicadas:
O cartão ou card deve utilizar de espaço em branco para escrever sobre as PATROAS que conheceu. As que mais se inspiraram e querem buscar depois. Essa troca de contatos pode e deve ser feita através do telefone celular, mas a ideia de escrever seria para trazer um velho conceito de autógrafo. A ideia é buscar e "autografar" os contatos de outras mulheres.
Desenvolvi um crachá para exemplificar uma ideia, que no caso seria a distribuição de números (o crachá facilitaria muito isso) para o sorteio de livros escritos por mulheres, como por exemplo, os poemas de Rupi Kaur, Amanda Lovelace e livros sobre empreendedorismo feminino como Girlboss, Elas Empreendedoras, Manual da CEO, Faça Acontecer e outros.
Por meio desta ação, desejo que haja um debate seja regado por ótimas conversas e muitos debates importantes sobre a vida e trabalho da mulher na sociedade. Alguns dos assuntos mais importantes a serem debatidos incluem:
Por fim, a atividade desenvolvida trouxe grandes aprendizados, como as colagens (nunca havia feito antes) e a própria pesquisa sobre alguns nomes e inspirações que podemos levar para a vida. O resultado é muito promissor e impactante, assim como o evento deve proporcionar.
Muito bom, Thaís! O alinhamento visual está muito legal. Uma sugestão: utilizar uma camiseta que não seja uma "camiseta de evento", algo que possa engajar na discussão diária. Uma referência: www.peita.me (Não é só uma camiseta)
Olá Thaís, fiquei encantada com a proposta e com os materiais. Já vejo esta iniciativa dando certo! Parabéns!
O nome da ação sintetiza muito bem a proposta da iniciativa. Especialmente porque usa um termo popular para reverter a ideia machista que está por trás da palavra "patroa". Agora a palavra está sendo usada para empoderar. Mas até pouco tempo, o marido costumava chamar a esposa de patroa pra simular uma submissão que na prática não acontece. Gostei do impacto visual. Especificamente sobre o outdoor: dar bem mais destaque ao site seria mais efetivo pra converter em acessos. Bom trabalho!