Data: 23/09/2020
Objetivo
Igualdade de gênero
Uma roda de conversa focada em mulheres, de grandes e pequenas posições, para falar sobre os desafios e o machismo dentro das empresas e setor de marketing.
Como analisei na inspiração, a campanha da ELLE UK e muitas outras nos mostram a realidade diária de milhões de mulheres: poucas chegam a altos cargos. Como comenta-se no jornal Estado de Minas (2019):
"Estudos mostram que somente 3% dos líderes empresariais no Brasil são mulheres, um número que tem persistido ao longo dos últimos anos. Quando se leva em conta que pouco menos de 60% dos estudantes universitários são mulheres, a baixa participação feminina no topo das grandes empresas causa estranheza. Por que o número é tão baixo?"
Pensando nisso, o conceito desde movimento se deve em incentivar, motivar e inspirar mulheres a alcançarem novos horizontes, lutando contra o patriarcado e o machismo enraizados. Nisso, pensei em algumas aplicações e palavras-chave que me ajudaram na elaboração final do tema:
Desafios, possibilidades, topo, qualificação... Várias palavras que marcaram gerações indiretamente. Foi pensando nelas que estruturei então, o "Conversa de PATROA". Recentemente, pudemos observar um crescimento do uso da palavra, ainda mais depois das últimas notícias envolvendo a cantora e empreendedora Anitta, a qual reclamou com o Google sobre o significado da palavra em seus dicionários: "dona de casa, esposa do patrão".
Em todos os aspectos da sociedade, ser mulher em um alto nível requer jogo de cintura para saber lidar com o machismo, o assédio e outros obstáculos. Precisamos ouvir diversas coisas desnecessárias quando somos promovidas ou quando queremos ser promovidas.
Entretanto, isso vem mudando. Graças a nós mesmas, mulheres.
Nosso crescimento está caminhando junto e estamos, a cada momento, diminuindo mais a competição entre nós mesmas. O "Conversa de PATROA" serve para exaltar exatamente esse tipo de relação, dar voz à todas as mulheres para debater, conversar e falar sobre as situações cotidianas.
A identidade visual do "Conversa de Patroa" vem para ser diferente. Fugir do rosa, das fontes rebuscadas, dos círculos e da delicadeza sempre conectada à mulher. O tom vermelho é forte e sólido, bem como as fontes que utilizam da simplicidade e das linhas retas para transformar esse tom, quebrado unicamente pelas duas palavras em itálico.
Em conclusão, o "Conversa de Patroa" deve transformar a vida de todas as mulheres em um bate papo descontraído, tratado com a seriedade que merece.
Muito bom e necessário. Parabéns pela ideia!!