Data: 05/10/2020
Objetivo
Igualdade de gênero
Pessoas transexuais e travestis são como todas as outras, e merecem respeito e dignidade, porém, isso não é visto na prática. Vida às pessoas e morte ao preconceito.
Dupla: Carlos Eduardo Cardoso e Suelen Lopes.
A comunidade trans é uma das que mais sofre com violência e homicídios, sendo que o Brasil lidera o ranking de assassinatos nos últimos dez anos.
É preciso educar as pessoas de que os transexuais e travestis são pessoas normais, assim como todas as outras, que merecem respeito e dignidade, além do direito à vida.
O Brasil tem um alto índice de pessoas intolerantes e que destilam ódio e preconceito, usando principalmente da religião para esconder ou justificar seus atos.
Pessoas transexuais e travestis são como todas as outras, e merecem respeito e dignidade, porém, isso não é visto na prática. Vida às pessoas e morte ao preconceito.
Por conta disso, nossa chamada é:
O seu preconceito é que deve morrer
A campanha será feita principalmente online, onde se deseja alcançar o maior público possível.
Para isso, além de posts patrocinados, algumas marcas engajadas nas causas LGBTQIA+ serão chamadas para apoiar as pessoas transexuais e travestis, a partir de linhas de vestuário, produtos ou embalagens, contendo o selo da campanha, e podendo se estender de forma livre para outras estampas também.
Dentro dos Shoppings ou mesmo em locais públicos que sejam próximos às lojas parceiras da campanha, serão colocados cartazes com o ícone da campanha. O objetivo é instigar a curiosidade das pessoas, que depois irão reconhecer a identidade visual e o ícone nas redes sociais e também nos produtos das marcas parceiras, e assim vão querer ler mais sobre o assunto para entender a campanha.
Os produtos das marcas parceiras terão o ícone da campanha, para reforçar a importância do assunto. Marcas tem o poder de influenciar seus consumidores sobre assuntos relevantes, e levar foco à pautas que precisam ser vistas. Além disso, marcas que não forem escolhidas como parceiras em um primeiro momento, mas que querem abordar o assunto e apoiar a causa, também podem fazer uso da estampa.
Os posts das redes sociais tem por objetivo engajar o público com o assunto e mostrar a importância dele. No texto de apoio será dito sobre a expectativa de vida de uma pessoa trans no Brasil, que é de apenas 35 anos, e que essa realidade precisa mudar, pois pessoas trans e travestis precisam de respeito, saúde e qualidade de vida.
Gosto do visual de moda. Gosto da paleta de cores. Gosto de estratégia de vínculo com produto. Falando de mensagem: acho agressivo e incompleto. As peças não citam nada sobre transsexualidade. Se o propósito é falar com quem tem preconceito, não dá pra esperar que este público reconheça o símbolo que foi aplicado no lettering. Por fim, a propaganda tem uns dogmas que não por acaso se mantém: a positividade é um deles. Em vez de "O seu preconceito deve morrer", um "Viva sem o seu preconceito" soaria bem mais atraente e capaz de conscientizar.