Data: 26/09/2020
Objetivo
Igualdade de gênero
Pessoas transexuais e travestis são como todas as outras, e merecem respeito e dignidade, porém, a prática é outra. Vida às pessoas e morte ao preconceito.
Alunos: Carlos E. Cardoso e Suelen Lopes
Campanha sobre inclusão e reconhecimento das pessoas trans na sociedade, pois são pessoas igual todas as outras, que merecem respeito e dignidade.
Essa campanha se dará através de postagens nas redes sociais e uma linha de produtos das principais lojas e marcas que apoiam o movimento LGBTQIA+.
A comunidade trans é uma das que mais sofrem preconceito, sendo que o Brasil lidera o ranking de assassinatos à pessoas trans desde 2009, sendo que em 2019 124 pessoas trans foram assassinadas no país.
No mesmo ano, foi registrado também uma média de 11 pessoas trans agredidas por dia no Brasil. Entre as principais vítimas de transfobia, também há um padrão perceptível, em que 80% das vítimas eram negras, e 97,7% do gênero feminino.
Ainda, a expectativa de vida das pessoas trans no Brasil, em decorrência da violência e da falta de suporte na saúde especializada, é de apenas 35 anos, um número absurdamente baixo comparado à expectativa de vida de 76,3 anos dos brasileiros em geral.
Sim, o público deve ser educado sobre a inclusão das pessoas trans dentro da sociedade, tendo noção de que é uma população que sofre muita violência em seu cotidiano, que tem uma expectativa de vida absurdamente baixa, e que necessita de maiores cuidados em saúde especializada no Brasil. O público precisa entender que os transexuais são pessoas como todas as outras, que carecem de respeito e igualdade.
Mais respeito e qualidade de vida às pessoas trans, e reconhecimento de que o assunto deve ser debatido, já que os números de violência e morte à estas pessoas é muito alto.
Para obter o maior alcance possível, deve ser veiculada nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.
A comunidade trans é uma das que mais sofre com violência e homicídios, sendo que o Brasil lidera o ranking de assassinatos nos últimos dez anos.
É preciso educar as pessoas de que os transexuais e travestis são pessoas normais, assim como todas as outras, que merecem respeito e dignidade, além do direito à vida.
O Brasil tem um alto índice de pessoas intolerantes e que destilam ódio e preconceito, usando principalmente da religião para esconder ou justificar seus atos.
O público se divide em 4 partes, que terão acesso à campanha, mas que se pretende ter reações e impactos diferentes:
É natural que este público seja impactado, afinal a postagem será feita para todos na internet, e queremos mostrar que todas as pessoas são iguais, rebatendo possíveis e prováveis ignorâncias.
Há expectativa de clarear a mente das pessoas preconceituosas mais jovens, para que elas se dêem conta que ainda podem mudar seu pensamento.
Para este público, o objetivo é trazer a tona que o assunto é muito importante e deve ser discutido imediatamente. Se pretende que estas pessoas fiquem cientes sobre o cenário precário das pessoas transexuais e travestis no Brasil, e que elas se tornem defensoras da causa, mesmo que de forma passiva.
Pretende-se causar bem estar à estas pessoas, de que a luta delas é importante e merece reconhecimento. Que eles precisam de respeito e que é preciso educar outras pessoas sobre a importância da igualdade entre as pessoas.
Algumas lojas e marcas serão chamadas de forma prévia para lançar linhas de produtos de vestuário, alimentação ou decoração, em referência às pessoas transexuais e travestis. Outras lojas e marcas podem se interessar pela causa e se associar depois.
Espalhar a ideia de reconhecimento e importância do respeito para com as pessoas trans e travestis. É preciso enfatizar que são pessoas como todas as outras, mas que sofrem preconceito e violência todos os dias e precisam de políticas públicas de saúde e proteção.
Promover a melhoria da qualidade de vida e do reconhecimento das pessoas trans e travestis. Dar visibilidade à causa, atraindo adeptos à engajarem na luta por igualdade, e dissipando pensamentos preconceituosos, mostrando que as pessoas preconceituosas são e estão erradas.
Grandes marcas e redes de lojas tem o poder de persuadir seus consumidores à prestarem atenção nas causas nas quais estão engajadas, dando grande visibilidade ao movimento de respeito e inclusão das pessoas trans e travestis na sociedade.
Informal e firme.
Pessoas transexuais e travestis são como todas as outras, e merecem respeito e dignidade, porém, a prática é outra. Vida às pessoas e morte ao preconceito.
Possível chamada: O seu preconceito é que deve morrer